Selecione a página

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO E LONGEVIDADE “NOSSO FOCO”

JUSTIFICATIVA

A aposentadoria junto à Funserv significa que um importante ciclo da vida do servidor público municipal irá se fechar, dando início a um novo, ainda desconhecido. O trabalho é uma referência muito forte em suas vidas e o momento da ruptura deve ser um marco positivo, especialmente criando-se a consciência do valor dos anos dedicados à construção de nossa cidade e de que passará a ter mais tempo para cuidar de si.

 

OBJETIVO

O objetivo do programa, de caráter social, é divido em duas etapas, sendo: a) valorização - preparar os novos aposentados para enfrentar de forma positiva a transição da carreira profissional para a aposentadoria, através de homenagens, comemorações de datas alusivas ao funcionalismo público e acolhimento e apresentação do novo órgão ao qual passam a ser vinculados, adquirindo segurança e conhecimento de sua estrutura e o que oferece aos beneficiários. b) longevidade – criação de mecanismos que os auxiliem na conquista de uma maior qualidade de vida, através do desenvolvimento de atividades físicas, sociais, culturais, intelectuais e de prevenção à saúde.

PÚBLICO ALVO

Aposentados (atuais e novos) e pensionistas

 

ETAPAS

As etapas estão subdivididas em duas grandes áreas de atuação:

I - VALORIZAÇÃO

  1. Homenagem aos novos aposentados
  2. Homenagem aos atuais aposentados, antes do início do Programa “Nosso Foco”
  3. Comemoração do Dia do Funcionário Público Aposentado

II- LONGEVIDADE

  1. Programa de Voluntariado em prol dos beneficiários – “Reserva Funserv”
  2. Agenda “Nosso Foco”
  3. Caminhada Funserv (Ação conjunta Programa “Mais Saúde”)
  4. Centro de Vitalidade
  5. Ações preventivas de saúde (Ação conjunta Programa “Mais Saúde”)

CONTROLE DE ETAPAS

I - VALORIZAÇÃO

O Programa deverá levar em consideração uma sequência em sua implantação, verificando-se os níveis de aceitação e necessidades de adaptação ao público alvo, devendo ocorrer na mesma ordem de apresentação: Homenagem aos novos aposentados; homenagem aos atuais aposentados, antes do início do Programa “Nosso Foco” e comemoração do Dia do Funcionário Público Aposentado.

II- LONGEVIDADE

Nesse item, as etapas de implantação são independentes, podendo ocorrer em paralelo, sendo mais produtiva a implantação da etapa 1 - Programa de Voluntariado em prol dos beneficiários – “Reserva Funserv” de modo inicial, de onde poderão se formar equipe multidisciplinar para apoio direto nas demais ações.

 

RECURSOS

  1. Humanos - Todas as etapas deverão ser desenvolvidas com envolvimento da equipe administrativa e gestora da Funserv, além da Comissão de Comunicação própria, para divulgação dos eventos e atividades, para garantia da sua universalidade ao público alvo. Após implantação da etapa 1, da área de Longevidade, Programa de Voluntariado, será agregado novo grupo administrativo e especializado, sem custos para a instituição.
  2. Materiais – todas as ações deverão ser realizadas com a estrutura já existente, com apoio da Administração direta no tocante aos locais de realização, se necessário, sempre visando o menor custo para sua realização. Nas ações sociais, poderá ser providenciado edital de convocação para patrocínio de itens específicos necessários à realização do evento, tudo dentro dos princípios da transparência, publicidade, moralidade e lei anticorrupção.

 

CRONOGRAMA

Área Etapa Data inicial Data final
Valorização
  1. Homenagem aos novos aposentados
Fev/2018 Ação permanente
  1. Homenagem aos atuais aposentados, antes do início do Programa “Nosso Foco”
Out/2018 Out/2018
  1. Comemoração do Dia do Funcionário Público Aposentado
Out/2018 Ação permanente
Longevidade
  1. Programa de Voluntariado em prol dos beneficiários – “Reserva Funserv”
   
  1. Agenda “Nosso Foco”
Dez/2018 Ação permanente
  1. Caminhada Funserv
Jan/2019 Ação permanente
  1. Centro de Vitalidade
Jun/2019 Ação permanente
  1. Ações   preventivas de saúde
   

EXECUÇÃO

A execução de cada etapa deverá ser de responsabilidade dos respectivos grupos de trabalho, sempre observando as diretrizes do programa e seu respectivo cronograma, para efetivação dentro dos prazos pré-determinados.

Reuniões periódicas deverão ocorrer para verificação dos andamentos; pendências e providências para sua concretização dentro dos padrões e prazos esperados, podendo sempre, haver revisão das propostas iniciais, de forma que melhor atendam às legislações vigentes e demais princípios a que está sujeita a Administração Pública.

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO E LONGEVIDADE “NOSSO FOCO” ETAPAS

II- LONGEVIDADE

  1. Caminhada Funserv (Ação conjunta Programa “Mais Saúde”)

JUSTIFICATIVA

Um dos objetivos do Programa “Nosso Foco” é criar caminhos para que os servidores aposentados atinjam a longevidade, por meio da criação de mecanismos que os auxiliem na conquista de uma maior qualidade de vida, através do desenvolvimento de atividades físicas, sociais, culturais e de prevenção à saúde. É por todos sabido, que caminhar é uma das melhores atividades físicas a serem praticadas em todas as idades, mas em especial, para quem acumula maior experiência de vida e muitas vezes, possui algum tipo de limitação de saúde. A caminhada Funserv quer ser aquele estímulo inicial, para um novo projeto de vida mais saudável, promovendo ainda, a sociabilização entre servidores ativos e inativos, uma vez que também atende ao Programa Mais Saúde, mostrando à sociedade os benefícios dessa atividade. A saúde pública só tem a ganhar com uma população mais ativa e assim, mais saudável.

OBJETIVO

  1. Interno (corporativo)

A etapa visa a longevidade e qualidade de vida daqueles abrangidos pelos programas “Nosso Foco” e “Mais Saúde”, quando analisada em sentido amplo, através de incentivo à prática da caminhada com habitualidade e de criação de vínculos sociais, fundamentais à saúde física e mental. Na área física, os principais benefícios estão assim elencados: melhoria da circulação; melhoria do funcionamento do pulmão; combate a osteoporose; afasta a depressão; proporciona bem estar; contribui com a saúde do cérebro; melhora a qualidade do sono; ajuda a manter o peso em equilíbrio e emagrece; controla a vontade de comer; protege contra derrames e infartos e previne contra a diabetes.

Como objetivo secundário, a médio e longo prazo, espera-se um resultado positivo junto à gestão da Assistência à Saúde Funserv, com queda de custos, através de investimentos em saúde preventiva.

  1. Externo (sociedade)

O início de uma nova rotina, especialmente física, é sempre uma grande dificuldade para todo ser humano. Um estímulo, muitas vezes, é necessário para que a pessoa possa tomar uma decisão de mudança. A caminhada Funserv, trará visibilidade à prática de atividades físicas para todas as idades, uma vez que se destina a servidores ativos, aposentados e pensionistas, bem como seus dependentes. Trata-se de atividade em local aberto, sendo a participação possível por familiares, amigos e à população em geral, o que também servirá para fomentar a interação entre todos os participantes. A saúde pública em muito pode ser beneficiada, através de uma população mais consciente quanto aos benefícios que a caminhada pode trazer em suas vidas, reduzindo o volume de usuários na rede, em especial em Prontos Atendimentos e assim, reduzindo também custos, com a possibilidade de aplicação de recursos em demais áreas preventivas da saúde.

PÚBLICO ALVO

  1. Principal

Servidores(as), aposentados(as), pensionistas e seus dependentes de forma direta (convite) e com incentivos.

  1. Secundário

Familiares, amigos e público em geral que terão acesso ao evento, que ocorrerá em local público e aberto, de forma indireta (sem convite) e sem incentivos.

ETAPAS

  1. Criação de grupo de trabalho e planejamento
  1. Agendamento de local e data
  2. Formalização de edital para patrocínio do evento em obediência às Leis 8666/93; 12846/13 e 8429/92, para incentivo aos participantes
  1. Divulgação para adesão
  1. Realização do evento
  1. Avaliação de resultados

CONTROLE DE ETAPAS

As etapas são sequenciais, dependendo sempre da conclusão e resultados da anterior para seguimento. As atividades poderão ser distribuídas aos integrantes do grupo de trabalho, para definição prévia, quando da chegada de sua etapa. A realização do evento deverá concentrar maiores esforços de todo o grupo e avaliação posterior deverá ocorrer, especialmente quanto à adesão, resultados e verificação da continuidade ou não da etapa.

RECURSOS

  1. Humanos

O grupo de trabalho poderá ser composto por integrantes da gestão da Funserv, membros dos Conselhos e Comitês vinculados ao ente, além de integrantes do Programa de Voluntariado em prol dos beneficiários – “Reserva Funserv” – etapa do Programa “Nosso Foco”. Profissionais da área técnica poderão ser convidados a participar do evento, sendo servidores públicos, a título de colaboradores, ou não, desde que de forma graciosa.

  1. Materiais

Toda a estrutura para a data de realização deverá ser prevista através do edital de chamamento público para patrocínio. A divulgação deverá ocorrer pelos canais internos existentes tais “conecta” da Prefeitura, site da Funserv, whatsApp da Funserv, holerites, pequenos cartazes e demais matérias da mídia convencional.

CRONOGRAMA

Área Etapa Data inicial Data final
Longevidade/ Caminhada Funserv
  1. Criação de grupo de trabalho e planejamento
Out/18 Jan/19
  1. Agendamento de local e data
Jan/19 Jan/19
  1. Formalização de edital para patrocínio do evento (incentivo aos participantes) - obediência às Leis 8666/93; 12846/13 e 8429/92,
Jan/19 Fev/19
  1. Divulgação para adesão
Fev/19 Mar/19
  1. Realização do evento
10/Mar/19 10/Mar/19
  1. Avaliação de resultados
11/Mar/19 Mar/19

Eleição FUNSERV Quadriênio 2020/2024.

Leia mais...


A FUNSERV é o Órgão Gestor Único de Previdência do Município e centraliza os benefícios previdenciários. Também é responsável pela gestão da Assistência à Saúde.

Leia mais...


Últimas Noticias


Fique por dentro das novidades da saúde

Recentemente a FUNSERV executou melhorias em seus serviços de emissão e controle de guias para exames. Agora o beneficiário da assistência a saúde pode ir direto ao laboratório sem retirar guia.
Confira na Íntegra